Insônia?

Insônia? 
20 dicas para acabar com ela.



O sono tem função de descanso e reparo dos desgastes físicos e mentais. É um estado não homogêneo: quietude, movimentação e atividade psíquica especial. Dormir bem não é só uma forma de descanso, é a garantia de uma vida saudável e mais longa.
Para pessoas que não apresentam distúrbios do sono e querem manter um repouso tranquilo, segue abaixo 20 dicas para garantir um bom sono noturno:
1-    Acordar todos os dias no mesmo horário.
2- Fazer exercícios físicos diariamente, pelo menos 20 minutos. O melhor horário para praticar atividades físicas é no final da tarde ou de manhã. Evite esforços físicos após às 18 horas.
3- Evitar estimulantes como café (não consumir após às 16 horas ou no período de seis horas antes de se deitar), chocolate e refrigerantes.
4- Não fumar. A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína.
5- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Embora o álcool seja sonífero, deve-se tomar cuidado com a quantidade e o horário em que é ingerido, pois pode antecipar ou tardar o sono.
6- Não dormir mais do que o necessário.
7- Evitar dormir à tarde, principalmente se a pessoa tem problemas para dormir no período noturno.
8- Não comer em excesso antes de deitar, nem dormir com fome. Faça um lanche leve (bolachas salgadas, leite, queijo branco).
9- Esquecer os problemas e responsabilidades na hora de dormir.
10- Relaxar. Tomar uma ducha, ler um livro ou ouvir uma boa música pode ajudar muito a conciliar o sono. Procure fazer dessas tarefas como um ritual do sono a ser repetido todas as noites.
11- Não vá para a cama sem estar com sono.
12- Nos fins de semana, procure acordar no mesmo horário que está acostumado no decorrer da semana. Se for difícil, durma duas horas a mais, apenas.
13- Evite cochilos.
14- Use o senso comum para fazer seu ambiente apropriado para o sono. A temperatura deve ser adequada, com o mínimo possível de som, barulho e luz.
15- Evite muito líquido.
16- Se acordar no meio da noite, não coma. Assim você começará a acordar sempre no mesmo horário e com fome.
17- Não use sua cama ou quarto para outra atividade que não seja dormir. A única exceção a essa regra é a atividade sexual.
18- Use sua posição de dormir preferida em combinação com seu travesseiro e seu cobertor prediletos.
19- Quando estiver na cama, apague as luzes com a intenção de adormecer logo. Se você não consegue dormir em pouco tempo ( em torno de 10 minutos), levante da cama e vá para outro cômodo.
20- Ao tentar adormecer, faça alguma atividade tranquila até começar a sentir sono de novo e então retorne ao quarto para dormir.
Escrito por Reginaldo do Carmo Aguiar
Psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
Fonte: Idmed - O seu prontuário eletrônico




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